07 setembro 2009

Apontamento certeiro sobre o ruído após o debate entre Manuela Ferreira Leite e Francisco Louçã

«Nos comentários que se seguiram nas televisões, SIC-Notícias, TVI24 e RTPN, todos os comentadores viram o contrário. Não podendo evitar a excelência da prestação de Louçã e incapazes de o contraditar, falam em propostas inviáveis sem contudo concretizarem esta afirmação. E elogiam Manuela Ferreira Leite apenas porque as perspectivas à partida eram baixas. Não há pachorra! A propósito não há comentadores de esquerda nas televisões? No fim de debate fica a interrogação: quem era o candidato a primeiro-ministro?» Fernando Marques in Incoerências

Para quem queira acabar com as dúvidas, não há nada como ver o debate aqui.

3 comentários:

  1. MFL esteve melhor nas questões da saúde, emprego, na questão das nacionalizações e conseguiu ter uma boa prestação na questão fracturante (bandeira do BE) sobre o casamento de individuos do mesmo sexo...

    F. Louçã esteve melhor na questão da segurança social...

    MFL não é uma comunicadora nata, no panorama nacional P. Portas, F. Louçã e J. Socrates são claramente melhores. No entanto já vimos que o povo já não vai la com falinhas mansas...

    ResponderEliminar
  2. Costumo pensar que em debates as melhores prestações são aquelas em que o indivíduo apresenta coerente e claramente os suas linhas directivas e consegue questionar as linhas do oponente.

    Neste caso, penso que Francisco Louçã esteve melhor que Manuela Ferreira Leite.

    Por exemplo, na questão das (re)nacionalizações de empresas monopolistas (GALP, EDP, etc.) Francisco Louçã explicitou bem a razão e a consequência de nacionalizar aquelas empresas (serem empresas actuantes em monopólios, estruturantes para Economia portuguesa). Em contraponto, Manuela Ferreira Leite não contrapôs os argumentos de Francisco Louçã e ainda "enterrou-se" ligeiramente com o exemplo da era do PREC.

    No emprego, aí apresentaram-se as diferenças entre os dois programas. Francisco Louçã aposta na criação de emprego com um coerente programa de investimento público, com uma política de crédito acessível (sem especulações) baseada na caixa geral depósitos e aposta na iovação e formação para os problemas de competitividade do País.
    Manuela Ferreira Leite aposta na TSU (Taxa Social única) para diminuir os custos do trabalho e diminuição da carga fiscal como solução para tudo.

    Na saúde, de facto, Manuela Ferreira Leite "encostou" num ponto Francisco Louçã.

    No caso dos temas "fracturantes", caro A.F., Francisco Louçã disse o essencial: «Fracturante é a desigualdade(...)» e que este tipo de uniões não deve ser imposta por uma visão de família e união. Deve haver , sim, liberdade de se unir e que famílias existem de diferentes modos e feitios.

    Como conclusão, embora a Manuela Ferreira Leite não seja uma "comunicadora nata" apresentou-se no debate com um claro desconhecimento do programa eleitoral do BE, estando assim em desvantagem para questionar as medidas propostas pelo BE. Caso contrário, Francisco Louçã conhecia ao pormenor o programa eleitoral do PSD.

    ResponderEliminar
  3. Louça fez crer que é favorável à estatização total da saúde: todo o privado é mau e caro! Deveria ter clarificado bem a sua posição. Foi o único ponto k perdeu para MFL.

    ResponderEliminar