24 setembro 2009

Se não votares PS ou PSD alimentarás o bloco central (PS e PSD), logo vota PS ou PSD! Não existe para aí algum contra senso?

No Avenida Central há um acto de incentivo ao chamado voto útil. Pessoalmente, desgosto do termo e muito menos do que este termo significa. O voto útil é um contra senso em democracia. Qualquer voto é um voto útil porque, a grosso modo, representa a escolha do eleitor numa base de princípios, ideias e programas que este deseja para o futuro da governação. No entanto, há o incentivo de haver o voto útil alegando a estabilidade do país para enfrentar certos desafios. Ora, este tipo de "estabilidade" é um dos pilares da governação deste país nos últimos trinta e poucos anos. O que prefaz a inutilidade deste tipo de argumento para votar nos gémeos PS e PSD (geneticamente diferentes mas com personalidades idênticas). Contudo, afirmar que «se um eleitor de esquerda votar no Bloco em Viana do Castelo, está a desperdiçar um voto na esquerda já que o Partido Socialista é o único partido de esquerda em condições de eleger deputados naquele distrito» alegando o desperdício do voto só porque não há uma probabilidade aceitável para eleição de um deputado de esquerda fora do círculo do PS, é um martírio visual. O voto não é um desperdício somente porque não se vota no PS ou no PSD. Deixemos as probabilidades para a matemática e centremos-nos no que representa um voto: um acto de cidadania e um espelho dos nossos ideais e interesses. O resto é um proselitismo barato para continuarmos aceitar o inaceitável: que o nosso voto seja instrumentalizado.

6 comentários:

  1. "Qualquer voto é um voto útil porque, a grosso modo, representa a escolha do eleitor numa base de princípios, ideias e programas que este deseja para o futuro da governação."

    nem mais. detesto resultadistas. mas por algum motivo será. esperemos pelo futuro. e veremos.

    ResponderEliminar
  2. o voto útil não defende o mérito como tanto preconizam na área laboral (e bem). Fazer apelos ao voto útil é a diminuição da democracia. Os partidos devem ter apenas os votos que merecem ...apenas. O resto é chantagem emocional sobre os eleitores. O voto é por natureza útil pelas razões que expendes. Abraço. A campanha do medo e do bicho-papão está a triunfar. Mete-me dó este país.

    ResponderEliminar
  3. Marco,
    1. Penso que o voto calculista em função da governabilidade do país é tão legítimo como qualquer outro.
    2. Não escrevi nenhuma mentira. Votar no BE em Viana não tem qualquer efeito prático.

    ResponderEliminar
  4. Pedro, o que é "governabilidade"? Não compreendo este chavão.
    Parece que ainda não compreendeste a essência do acto de votar.
    Não há votos inúteis/úteis ou sem/com efeitos práticos!

    ResponderEliminar
  5. O voto útil não faz sentido, e só continuará a servir os mesmos.

    frases como "vou votar PS para ter maioria absoluta, mas noutras circunstâncias votava BE", é nonsense, falamos em que outras circunstâncias??
    um governo tem de ter maioria absoluta para governar porque?? a assembleia devia ser constituida por deputados unicos e com personalidade e não por marionetas, e é essa revolução que tem de se fazer sentir para que a democracia faça algum sentido! maioria absoluta é uma pequena e média ditadura

    ResponderEliminar