26 outubro 2009

O XVIII Governo Constitucional em sentido

via [jn]

Hoje, foi empossado o XVIII Governo Constitucional. Um momento protocolar que serve para oficializar os novos governantes sobre a égide do Presidente da República. A «concordata» entre o Presidente e o "novo" governo centrou-se, como não poderia de ser, na promessa de diálogo institucional e o desejo de estabilidade política. O "novo" (efectivamente, remodelado é o melhor termo) governo afirma que as prioridades para o futuro período de governação será o combate à crise, a modernização da economia e da sociedade e a justiça social. Sem dúvida propósitos essenciais. O tempo encarregar-se-à de o julgar.

Contudo, realço uma pequena curiosidade: na tomada de posse do XVII Governo Constitucional (em 2005), José Sócrates finalizou o seu discurso de "coroação" com uma referência a uma frase do poeta Fernando Pessoa. A frase, a meu ver, caracterizou toda a governação a partir daquele momento. A frase sentenciava o seguinte:«Hoje a vigília é nossa». Não poderia ter escolhido um melhor vaticínio.

Hoje, José Sócrates finalizou o seu discurso de empossamento, mais uma vez, com uma citação de um poeta. Este poeta é Luís de Camões. E a citação, «Esta é a ditosa pátria minha amada», serviu para ilustrar a promessa de José Sócrates em servir a República, os portugueses e a Pátria. Veremos, como a citação poética de há cinco anos atrás, se a actual irá concretizar-se.

1 comentário:

  1. Pedia por favor a divulgação deste evento desportivo:

    Sábado, 31/10/2009, 18 horas.
    Local: Pavilhão Municipal de Refojos, Cabeceiras de Basto.

    CONTACTO FUTSAL vs Mondim Futsal.

    4ª jornada Campeonato Nacional da 3ª Divisão de FUTSAL.

    Um emocionante derby das Terras de Basto, onde se defrontam duas equipas que estão separadas por apenas três pontos de diferença.
    Os mondinenses ocupam o primeiro posto da tabela classificativa,com nove pontos, enquanto que os cabeceirenses da Contacto Futsal estão no quinto posto com seis pontos.

    ResponderEliminar