15 janeiro 2010

Os tempos que correm... ( versão rápida, à velocidade do TGV)

Por: Alfredo Pinto Coelho

Depois do “Jamais”, agora o seu sucessor e detentor da pasta das Obras Públicas, falando das mais valias para o turismo que o TGV trará, aponta-nos a luz ao fundo do túnel e, com declarações que revolucionarão o turismo em Lisboa encontrou, suponho, a forma de salvar a capital, e por conseguinte Portugal, da banca rota . Segundo ele, Lisboa será a praia de Madrid.

Depois de muito reflectir, porque ao ler não atingi a ideia, acho que já percebo a coisa : com o TGV a chegar diariamente a Lisboa, repleto de hermanos banhistas (vestidinhos com bermudas vermelhas e amarelas da cor da bandeira), imbuídos numa de prainha, encherão a linha - do Cais do Sodré ao Guincho -, a apanhar sol do bom e a consumir umas bejecas e uns caracóis como só nós sabemos fazer. Dispondo de um transporte rápido, regressam por volta das 18 horas, ainda a tempo de tomarem um copo e uma tapa, na plaza mayor, antes de, queimadinhos do nosso sol, se aconchegarem ao som do Júlio Iglésias.

Também para os nossos hermanos mais desportistas, o TGV de Madrid a Lisboa vai ser uma maravilha pois poderão, segundo ele, e dadas “as nossas condições para desportos novos como o surf”, ( e agora deduzo eu ) poderem embarcar no tal super-rápido para a capital de Portugal regressando depois, alegremente, só que um pouco mais tarde, por volta das 20 horas.

Claro que os nossos hermanos “da crista da onda”, já não vão a tempo, como os outros, do copo e da tapa na plaza mayor, mas a vida é assim mesmo: quem quer vida saudável não tem tempo para alegrar o fígado ... Assim, está bem! Até a mim já me apetece ir à praia de TGV !

Sem comentários:

Enviar um comentário