11 fevereiro 2010

Onde pára a grande crise do sistema financeiro? E as ajudas ao sistema? Pois

«Numa altura em que o país atravessa uma situação económico-financeira pouco favorável, marcada, sobretudo, pelo aumento do desemprego e por um crescimento anémico da economia, o sector bancário continua a atingir lucros acima das estimativas do mercado. Nos dois anos de crise mundial, os quatro maiores bancos privados a operar em Portugal acumularam lucros de 2,7 mil milhões de euros.» in [jn]

Mais uma vez comprova-se que a histeria do mercado e o comprometimento de certos políticos com este sector económico leva atitudes não racionais. Não me recordo, nos últimos anos, um ano em que um dos quatro maiores bancos privados a actuar em Portugal tenha tido prejuízos, repito, prejuízos e não «quebra» de lucros. Contudo este sector continua a ser privilegiado com apoios estatais e benefícios ao nível fiscal. Isto faz-me pensar se estes governantes querem realmente combater o défice?

Para uma reflexão sobre este assunto:

«De acordo com a Associação Portuguesa de Bancos, no período 2005-2008, ou seja, com este governo, os bancos representados pela APB tiveram 10.588 milhões de euros de lucros. Por estes lucros a banca só pagou 1.584 milhões de euros de imposto, o que corresponde a uma taxa efectiva média de apenas 15%. Se a banca tivesse pago a taxa legal (25% de IRC mais 2,5% de Derrama) o Estado teria arrecadado mais 1.328 milhões de euros de receita. ».

Sem comentários:

Enviar um comentário