03 setembro 2008

Um 'choque tecnológico' no serviço autárquico

Uma fase do projecto Tâmega Digital já está em execução. Respectivamente, a parte do projecto correspondente à instalação das redes autárquicas de banda larga nos cinco municípios do Baixo Tâmega. É uma 'autarquização' da banda larga no Baixo Tâmega. Depois de concluída, a instalação, a rede autárquica de banda larga estará disponível nos serviços e espaços públicos e autárquicos. Servirá para agilizar as comunicações entre serviços autárquicos, inter-municipais, intra-municipais e entre o cidadão e a entidade pública. Uma desburocratização com a prestação de serviços céleres e de qualidade, por parte dos serviços abrangidos por esta "Rede Digital", será o objectivo. A Administração local desta região avança para o famigerado choque tecnológico.

post scriptum: Alguém saberá porque, mesmo mudando de unidade territorial, Cabeceiras de Basto não "abraçou" este projecto? Mondim de Basto também mudou de unidade territorial mas integra este projecto (Tâmega Digital)...

5 comentários:

  1. Cabeceiras é do Ave, tal qual Mondim, e do Tâmega e de Basto. É de todas e não é de ninguém. Fala-se de organiazção territorial... o tanas!

    ResponderEliminar
  2. C'est vrai caro Vítor.

    Olha-se para a Região de Basto, e vês quão 'trinchada' administrativamente está. Região de basto (Cabeceiras, Mondim, Celorico e Ribeira de Pena) e repara quantos distritos, Nuts, sub-regiões está devida esta região.

    Quanto ao resto, tal como acontece a um nível superior, as regiões ou aglomerados de concelhos devem, para o seu bem, apostar na comunicação inter-concelhia. Projectando e adoptando programas, projectos e linhas orientadoras em comum que beneficiem todos.

    ResponderEliminar
  3. Olha Marco, penso que é isto que procuras:

    http://www.avedigital.pt/

    Ou seja, já abraçou há muito tempo.

    ResponderEliminar
  4. Olha Marco, penso que é isto que procuras:

    http://www.avedigital.pt/

    Ou seja, já abraçou há muito tempo.

    ResponderEliminar
  5. Caro Capitão, Cabeceiras de Basto ainda não abraçou o projecto “Vale do Ave Região Digital”. Em Abril deste ano, iniciou um protocolo de de colaboração com a AMAVE – Associações de Municípios do Vale do Ave, para viabilizar a candidatura para este projecto.

    Meses depois, não sei se a candidatura se viabilizou ou/e concretizou-se. Contudo, Mondim não se deu "a estes trabalhos" e já está em plena fase de concretização do projecto "Tâmega digital" mesmo, repito, como Cabeceiras, tendo trocado de unidade territorial.

    ResponderEliminar