20 novembro 2008

Banco Privado Português-Especialização e independência (somente nos "maus" momentos)

• Referência no sector especializado do Private Banking em Portugal

• 12 anos de actividade

• Um dos mais capitalizados bancos do mundo no seu segmento.

Tem um capital accionista de 125 milhões e activos de 150 milhões de euros na holding - Privado Holding - com cerca de 200 milhões de euros de activos

• Terceira instituição financeira em Portugal em Activos Líquidos (1.6 biliões de euros em 2006)

• Activos em gestão actual (2007): mais de 3 biliões de euros

• Resultados Líquidos (2006): 43 milhões de euros

• Foco no Private Banking; com recente foco no Corporate Advisory e na Private Equity

• Moody’s: Baa3(*); Finch: BBB

O Banco Privado Português está com dificuldades em financiar-se nos mercados financeiros internacionais. O que faz ? Tenta aceder à linha de garantia de crédito que o Estado Português providencia às instituições financeiras em Portugal (20 mil milhões de euros), e assim, com a garantia do Estado, ir financiar-se a outro lado (mercados financeiros internacionais). A realizar-se (tal garantia) ficará o Estado com um certo "problema" (naturalmente) se o BPP não cumprir as suas obrigações. O mesmo "problema" que, não estivesse em vigor a máxima "Socializar prejuízos, privatizar lucros", deveria preocupar somente aqueles que anteriormente recolheram os seus lucros (accionistas e os seus ricos clientes).

Há certas particularidades sobre este banco, que convém realçar. A primeira foca-se na sua designação. o Banco Privado Português (BPP) é um banco somente de nome. Não está relacionado com a banca retalhista, isto é, não aceita depósitos (pelo menos aqueles que, nós, simples cidadãos, estamos habituados a efectuar) e não concede empréstimos. Portanto, o seu papel na dinamização na economia real é quase nulo. Então ao que se dedica? O seu principal negócio é o private bankig, (assim, de um modo superficial, gere activos financeiros e fortunas dos "afortunados" clientes), para além de outros "elitistas" negócios financeiros (private equity, corporate advisory).

O BPP está desesperado por "liquidez". As perdas acumuladas em mercados financeiros e a reacção instintiva (dos investidores) que determinou um resgate do que restou do festim de perdas, "empurra" o BPP para uma situação crítica. Portanto, estamos perante uma falta de "liquidez" devido a opções comerciais deste banco de investimento (e gestão de fortunas de "afortunados"). Como tal, o banco deveria fazer jus ao nome que ostenta e privatizar os seus prejuízos.

(*) Numa recente reavaliação, a Moody's reavaliou o rating do BPP para Ba2 (???). Mas, no sítio do Banco Privado Português, esta "reavaliação" ainda não consta na sua página.

Sem comentários:

Enviar um comentário