1.O "alto" preço dos combustíveis não se deve à carga fiscal a eles atribuído. Como querem transparecer os alarmistas, as petrolíferas, os neoliberais, os incautos e os desinformados que promovem o populismo e a demagogia.
2. A inócua liberalização dos preços dos combustíveis à qual se deve, em parte, o statu quo dos preços despropositados.
3. Os entraves evidentes à liberalização dos licenciamentos de postos de combustíveis nos hipermercados.
4.Os lucros estonteantes das maiores petrolíferas mundiais no no passado ano de 2007, ao qual a Galp não foge, com fulgor e com um contra-senso numa época onde apregoam que não "descem" o preço dos combustíveis pela famigerada crise petrolífera. Impressionante como a "crise" serve de catalisador nos dividendos.
5. A posição dominante da Galp com cerca de 40 por cento da quota de mercado na área de distribuição de combustível a retalho, poderá ser, uma evidente, posição privilegiada para concertar e impor um preço na revenda de combustíveis.
6. O paradigma da mobilidade em Portugal. Em Portugal prefere-se incentivar o uso do automóvel como transporte individualista, incentivando a utilização dos recursos em projectos que incentivem o tráfego automóvel, em detrimento de outro tipo de transporte.(Repare-se nos colossais investimentos do Estado em travessias, rodovias, auto-estradas e outras vias "amigas" dos petrolíferas para os próximas anos).
7. A imposição burocrática e inconsequente por parte das entidades governativas, às alternativas ao ISP, desincentivando as alternativas.
8. O Estado como criador e alimentador do oligopólio do Petróleo e não criando e incentivando o exemplo da alternativa. (Porque razão TODA a frota de veículos do Estado não são veículos movidos a um combustível alternativo, e, existem veículos de gastos exagerados e de performance desportiva. Repare-se quanto mais se "sobe" na escala hierárquica da estrutura estatal mais poluente, despesista e luxuriante é o veículo atribuído).
9. Já agora, onde estão os desígnios nacionais para a sustentabilidade ambiental? Espero que a crise "apure" e despolete estes desígnios e que que máxima aprender com os erros se sobreponha.
É uma vergonha o que se está a passar, como é que em 5 anos o preço do gasóleo duplica!Não admira que as gasolineiras em Espanha estejam com filas, com o gasóleo a pouco mais de 1€, daqui a pouco vale a pena ir de cabeceiras a espanha abastecer
ResponderEliminarO que me faz admirar é não haver greves ainda.
É a especulação, que para mim, não é mais que um sinónimo de lucro fácil.
ResponderEliminarA puta da gasosa não para dasubir, temos candar apé, ó de bisclete
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